IPVA 2019 DF: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

Todos os anos, os condutores do Distrito Federal são obrigados a pagar o IPVA 2019 DF – Imposto de Propriedade de Veículos automotores ao Governo do Distrito Federal, sendo uma das fontes de arrecadação mais importantes da unidade federativa, mas que pesa no bolso dos condutores. Qualquer cidadão brasileiro quem possui carro deve pagar o IPVA 2019 DF, o qual, é estadual, obrigatório e anual, sendo que a data de vencimento é sempre no mês de janeiro. Somente em Brasília, existem mais de um milhão de veículos, os quais, precisam pagar esse tributo.

IPVA 2019 DF
IPVA 2019 DF

IPVA 2019 DF

Para que vocês possam executar um melhor planejamento e não atrasem esse pagamento, ainda mais com a dura crise econômica/política que vive o Brasil, esse texto vai passar todas as informações sobre o IPVA 2019 do Distrito Federal, onde pagar, como imprimir o boleto, qual a data de vencimento e as consequências de um possível atraso.

Veja também:

Querem saber mais sobre o IPVA DF 2019, então, continuem lendo esse texto e saibam todas as informações a respeito desse imposto.


Isenção IPVA 2019 Distrito Federal

É importante lembrar que nem todos os veículos estão obrigados a pagar o imposto automotivo em Brasília. Confira abaixo quais as categorias de veículos que estão isentas do pagamento do imposto:

  • Veículos de taxistas autônomos;
  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Veículos pertencentes a sindicatos, consulados e entidades governamentais;
  • Maquinário agrícola;
  • ônibus de transporte público;
  • Veículos de transporte terrestre com mais de 15 anos;
  • Aeronaves e embarcações com mais de 30 anos.
Isenção IPVA 2019
Isenção IPVA 2019

Valor IPVA Distrito Federal 2019

O valo do imposto é calculado de acordo com a alíquota de pagamento e com o valor de venda do veículo, segundo tabela divulgada anualmente pela secretaria da Fazenda do Distrito Federal, baseada em dados da Tabela Fipe.

Alíquotas IPVA 2019Confira a seguir a lista de alíquotas do IPVA 2019 DF:

  • Carros e utilitários: 3% do valor venal;
  • Caminhonetes: 3% do valor venal;
  • Motos e motocicletas: 2% do valor venal;
  • Veículos de Carga: 1% do valor venal.

Consulta IPVA 2019 DF

Antes de falar de como consultar, é importante ressaltar que o pagamento do IPVA Distrito Federal é obrigatório e o seu atraso faz com que você não receba o seu novo licenciamento do veículo.

Consulta IPVA 2019
Consulta IPVA 2019

Com isso, você acaba proibindo de andar de carro, pois, caso seja parado por uma blitz e apresentar o documento do veículo vencido, além de perder a sua carta e ter o carro apreendido, terá que pagar uma multa e para completar, pagar o valor do IPVA 2019 DF com juros, devido ao atraso.

  • fazenda.df.gov.br;
  • Digite o número do seu RENAVAM;
  • Selecione as opções que deseja;
  • Clique em “Executar.

Por tudo isso, a melhor coisa a se fazer é um planejamento adequado, para que, quando chegar em janeiro, você esteja com um dinheiro disponível para executar o seu pagamento do IPVA 2019 DF e não corra o risco de passar por todas essas situações descritas acima.


Boleto IPVA 2019 DF

Para realizar a emissão do seu boleto IPVA 2019 DF faça o seguinte:


Pagamento IPVA 2019 DF

Valor do IPVA 2019Lembrando que o valor do IPVA 2019 varia conforme o carro que você possui e o Estado que você mora. Já que, o valor é determinado por cada Governo estadual, em cima do preço do seu carro, conforme a tabela Fipe.

No caso do IPVA 2019 DF, o valor a ser pago será de 3,5% em cima do valor de seu veículo, por isso, quanto mais caro for o carro, mais caro será o imposto.

Para consultar exatamente quanto você irá pagar, qual a data de vencimento e o valor do desconto para pagamento a vista, basta:

E assim, irá aparecer, além do boleto com o valor para executar o pagamento, outras informações tais como: A data de vencimento e a multa em caso de atraso.

Lembrando sempre que o pagamento do IPVA, pode ser feito nas formas tradicionais, por meio da agência Bancária e das caixas lotérica, mas também, pode ser realizado pelo site do seu banco, o qual, possuir parceira com o Governo do Distrito Federal. Confira abaixo algumas das unidade bancárias que aceitam o pagamento do imposto automotivo:

  • Banco Itaú;
  • Banco Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Banco de Brasília;
  • Caixa Econômica Federal.
  • Entre outros.

Procure a unidade de atendimento bancária mais próxima para efetuar o pagamento e evite as multas por falta de licenciamento, que podem gerar até a apreensão do veículo.


Tabela IPVA 2019 DF

Tabela IPVA 2019O Governo do Distrito Federal acaba de divulgar a nova tabela IPVA 2019 DF, com as datas de pagamento das parcelas do imposto automotivo em 2019. Confira abaixo:

Tabela de Pagamento IPVA 2019 DF

Tabela de Pagamento IPVa 2019 DF
Final da Placa Cota única 1° Parcela Abril: DIA 2° Parcela Maio: DIA 3° Parcela Junho: DIA
1, 2 18/02 18/03 15/04 20/05
3, 4 19/02 19/03 16/04 21/05
5, 6 20/02 20/03 17/04 22/05
7, 8 21/02 21/03 18/04 23/05
9, 0 22/02 22/03 19/04 24/05

*As  datas acima são estimativas de acordo com o calendário do Detran do Distrito Federal de aos anteriores. Assim que a tabela oficial do IPVA 2019 Distrito Federal for divulgada pela secretaria da fazenda, divulgaremos as datas oficiais do pagamento das parcelas do IPVA.


DPVAT DF 2019

Para andar em dia com o seu veículo, você deve arcar com várias taxas anuais, como por exemplo o DPVAT,  um Seguro Obrigatório, que cobre as vítimas que sofreram acidentes com veículos terrestres. Estar em dia com o pagamento desse imposto garante ao condutor que ele receba essa indenização.

Para que você morador do Distrito Federal esteja em dia com o seu seguro, você deve consultar o Calendário DPVAT DF 2019 e pagar o seu imposto no prazo estimulado.


Licenciamento DF 2019

O número de veículos no estado do Distrito Federal está crescendo cada vez mais, e quem quer deixar o transporte público de lado, paga um preço mais alto, pois além da compra do seu veículo, seja carro, moto, ou qualquer outro, ainda existe o pagamento de algumas taxas, como por exemplo o Licenciamento.

O pagamento do Licenciamento DF 2019 é indispensável, pois você estará sujeito a infrações, caso o documento esteja atrasado.


Detran Distrito Federal

Sem caso de dúvidas sobre o pagamento do seu imposto automotivo, você poderá esclarecer diretamente com o Detran DF. Confira a  seguir os canais de atendimento do Detran do Distrito Federal:

Telefone Detran DF

Você pode entrar em contato com o Detran-DF pelo número (61) 3120-9800.

Você também poderá comparecer à sede do Detran em Brasília para tirar dúvidas, pelo endereço:

  • Endereço: SAM, Lote “A” Bloco “B” Ed. Sede DETRAN/DF;
  • CEP: 70.620-000

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *