IPVA 2019 SP: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento

IPVA 2019 SP – Os paulistas em 2019 devem se preparar para realizar o pagamento dos impostos destinados aos veículos automotores. O IPVA SP 2019 é um imposto anual cobrado a todos esses proprietários, e é fundamental que o proprietário realize o pagamento do imposto, pois o não pagamento do tributo implica que o veículo não receberá o licenciamento do veículo.

IPVA SP 2019
IPVA SP 2019

IPVA 2019 São Paulo

Assim como todos os estados, São Paulo também não é diferente e todas as pessoas que possuem veículos automotores precisam manter suas obrigações com o DETRAN em dia, os moradores do estado de São Paulo precisam estar atentos (as) ao novo calendário de pagamento do IPVA 2019 para que não seja pego de surpresa com o seu veículo irregular e tenha que arcar com transtornos e consequências futuras, tais como apreensão do veículo, multa e perda de pontos na carteira do condutor (CNH – Carteira Nacional de Habilitação).

Leia mais:


Consulta IPVA 2019 SP

Se você é morador de São Paulo e quer saber como consultar o seu IPVA, basta seguir os passos descritos abaixo, passo a passo:

Consulta IPVA 2019 SP
Consulta IPVA 2019 SP
  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo;
  • Clique no IPVA no menu lateral;
  • No campo “Consulta de débitos do veículo”, clique em “Consultar”;
  • Digite o número do RENAVAM;
  • Digite o número da PLACA;
  • Digite o código da imagem;
  • Clique em “Consultar”.

Depois de preencher as 3 informações solicitadas, o próprio site vai ter direcionar para a página seguinte aonde é possível visualizar todas as informações referente ao IPVA, o boleto informar o prazo de pagamento, o valor e os descontos em caso de pagamento à vista.


Boleto IPVA 2019 SP

Se você não recebeu o boleto IPVA 2019 SP na sua casa, para realizar a emissão você deve acessar o site do Detran do estado de São Paulo ou ir até uma agência física. Dessa forma, você terá o boleto em mãos e poderá realizar o pagamento.


Pagamento IPVA SP 2019

Uma coisa bem legal, é que no site do Detran é possível imprimir a guia de pagamento, com o boleto em mãos, basta comparecer em qualquer agencia bancaria ou casa lotérica mais próxima da sua residência e realizar a quitação ou pagamento parcelado do seu IPVA SP 2019, o importante é manter esse imposto em dia.

Se você gosta de economizar e pretende pagar seu IPVA em cota única, você ainda ganha descontos em cima do valor total do seu imposto.

Pagamento IPVA 2019 SP
Pagamento IPVA 2019 SP

Agora se você começou o ano com o orçamento apertado e deseja fazer um parcelamento do seu imposto também é possível, você pode parcelar em até 3 vezes com valores iguais e com vencimentos consecutivos a cada 30 dias, sendo assim você fica mais tranquilo (a) pode consegue manter o valor dentro do seu orçamento sendo assim sendo mais fácil de manter as suas contas em dia.

O cálculo do valor do imposto é determinado em cima do valor do veículo e o tempo de mercado do mesmo, por isso que quanto mais caro for o seu veículo, mais caro será o seu imposto pago ao Governo Federal.


Valor do IPVA SP 2019

Valor do IPVA 2019O valor de contribuição do IPVA 2019 SP varia de veículo para veículo, em função da categoria do veículo, que estabelece a alíquota de imposto que o mesmo deve pagar para obter o licenciamento 2019 SP, e de acordo com o valor de venda do veículo, calculado pela Secretaria da Fazenda anualmente, com base no cálculo da tabela FIPE. Confira abaixo as alíquotas para cada categoria de veículo.

Alíquotas IPVA 2019 São Paulo

  • Isento – Veículos com mais de 15 anos.
  • 1,5% – Caminhões
  • 2% – Camionetas e utilitários
  • 2% – Motos e similares
  • 2% – Ônibus e Micro-ônibus
  • 4% – Automóveis
  • 4% – Motor-casa

Tabela do IPVA SP 2019

Através da tabela e possível que cada proprietário fique ciente dos prazos de pagamento e dos valores de pagamento do IPVA, essa tabela é atualizada anualmente.

Confira a seguir:

Tabela de pagamento do IPVA 2019 em SP
Final de placa Cota única/1ª parcela janeiro 2ª parcela/fevereiro 3ª parcela/março
1 9 11 11
2 10 12 12
3 11 13 13
4 14 14 14
5 15 15 15
6 16 18 18
7 17 19 19
8 18 20 20
9 21 21 21
0 22 22 22

Após a quitação total do IPVA SP 2019 em até 7 dias o DETRAN emite um certificado de licenciamento a qual o mesmo é direcionado pelo os correios para a residência do contribuinte, esse documento sempre deve estar aos cuidados do condutor ou proprietário do veículo, em caso de abordagem em uma blitz apresente o mesmo, não tendo o mesmo por estar dentro do prazo de recebimento, apresente o comprovante de quitação do IPVA/Licenciamento.


DPVAT 2019 SP

O DPVAT SP 2019 é um seguro obrigatório, cobrado todo ano dos motoristas, para que as pessoas vítimas de acidentes no trânsito recebam uma indenização. Recebem esse seguro os motoristas e também os pedestres, e você motorista do estado de São Paulo deve estar em dia com o pagamento do DPVAT SP 2019.

Se você contribuinte do seguro sofrer algum acidente, receberá um valor que poderá ser utilizado para pagar algumas despesas:

  • Cuidadores profissionais;
  • Medicamentos;
  • Contas de hospitais.

Caso haja despesas como as citadas acima, o contribuinte irá receber até R$2.700,00 em reembolso.


Licenciamento 2019 SP

O Licenciamento 2019 SP é um documento que deve ser pago anualmente, o qual regulariza o seu veículo. Se você reside no estado de São Paulo confira abaixo mais informações sobre o Licenciamento 2019 e mantenha o seu imposto em dia.

O Licenciamento do veículo é um documento obrigatório, que se não for pago, pode gerar apreensão do veículo e perca de pontos na carteira de habilitação. O valor do documento depende de cado estado, mas em São Paulo o valor fica em torno de R$ 100,00, sendo um valor baixo e possível de se pagar, para deixar o seu veículo regulamentado.

Licenciamento 2019 SP

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

4 respostas para “IPVA 2019 SP: Valor, Consulta, Tabela, Pagamento”

  1. Gostaria de entender porque há esta variação de alíquota para veículos de passeio (4%), visto que a utilização das ruas, avenidas e rodovias é igual para todos. Sem contar que caminhões e ônibus além de maiores, causam desgaste maior por onde passam.

    1. Porque eles não podem aplicar esses 4% em caminhões e ônibus, pois são de utilidade de todos, imagina a quanto iria o valor das passagens de transporte de pessoas e nem se conta que se passar um valor desses para caminhões iria aumentar o valor da comida, roupas, combustível e assim por diante. Mais fácil compensar aumentando em carros particulares

  2. Boa Tarde Marina.

    A questão da diferenciação de alíquota não possui relação com a utilização dos veículos nas vias, mas sim, com o valor de cada veículo e de sua propriedade.

    O pagamento do IPVA está relacionado tão somente ao fato de você ter adquirido um veículo (qualquer que seja a categoria), e não em relação a utilização da via.

  3. porque se prioriza o transporte publico, 2 carros ocupam o espaço de um de um micro onibus que carrega 34 pessoas enquanto nos carros carregariam apenas 10.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *