IPVA 2020 RJ: Consulta, Valor, Tabela e Pagamento

No Rio de Janeiro os proprietários de um veículo automotor devem realizar o pagamento do IPVA todo o ano, sendo que para este ano será preciso passar pelo processo de quitação do IPVA 2020 RJ. O IPVA é um imposto que também tem importância na regulamentação do veículo, e consequentemente condiciona a sua circulação nas rodovias do Rio de Janeiro. Confira mais sobre o IPVA 2020 RJ abaixo.

IPVA 2020 RJ
IPVA 2020 RJ

IPVA 2020 RJ

Se você possui um veículo automotor e não está na lista dos que estão isentos do pagamento IPVA, já pode ir se preparando para quitar o IPVA 2020.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2020) tem como objetivo a promoção da melhoria do estado do Rio de Janeiro. Isso por que desde a sua implementação em 1986, o valor arrecadado por meio deste imposto tem sido aplicado no desenvolvimento das cidades do estado.

Parte do valor conseguido pelo IPVA 2020 RJ é investido diretamente na cidade que faz a arrecadação do tributo. E a outra parte é entregue a Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro.


Consulta IPVA 2020 RJ

É preciso que na qualidade de contribuinte conheças as suas informações IPVA. E por meio da consulta pela internet, é possível ficar a conhecer dados importantes acerca do pagamento IPVA 2020 RJ.

Confira o passo a passo dessa consulta, já a seguir:

  • Comece por entrar no site do Detran RJ clicando AQUI;
  • Com a página já carregada, continue informando o número da Placa e o RENAVAM do veículo nos espaços em brancos;
  • Feito isso, basta marcar a caixa que diz “Não sou um robô” e depois seguir com a consulta.

Se informe ainda sobre:


Valor do IPVA 2020 RJ

O conhecimento do valor que é cobrado no IPVA 2020 RJ, é bastante importante, já que conhecendo o valor do imposto com antecedência poderás se preparar melhor para o seu pagamento.

Sendo que a princípio não existe um valor fixo para esse tributo. Ou melhor, o valor definido para o IPVA depende do valor venal do veículo em causa e da alíquota que é aplicada sobre essa quantia no cálculo.

Valendo lembrar que o valor venal é determinado consoante o cálculo presente na tabela FIPE.


Tabela IPVA 2020 RJ

O atraso no pagamento IPVA deve ser evitado a todo custo. Pois ele somente traz a aplicação de multas que não são nem um pouco agradáveis.

Isso sem falar que, se por acaso não houver o pagamento por um longo tempo. O veículo pode até mesmo vir a ser apreendido pela polícia de trânsito.

Calendário IPVA 2020 RJ
Final da placa  1ª parcela ou cota única 2ª parcela 3ª parcela
0 21/jan 20/fev 22/mar
1 22/jan 21/fev 25/mar
2 23/jan 22/fev 26/mar
3 24/jan 25/fev 27/mar
4 25/jan 26/fev 28/mar
5 28/jan 27/fev 29/mar
6 29/jan 28/mar 01/abr
7 30/jan 01/mar 02/abr
8 31/fev 07/mar 08/abr
9 01/fev 08/mar 09/abr

Sendo assim, não deixe de ficar atento a tabela IPVA 2020 RJ e conheça a data definida para a quitação do IPVA.


Pagamento 2020 RJ

O pagamento do IPVA 2020 RJ pode ser realizado em qualquer agência de um dos principais bancos do país. Deste modo, você tem total liberdade de quitar esse valor numa agência da:

  • Caixa Econômica Federal;
  • Bradesco ou;
  • Banco do Brasil.

As opções disponibilizadas para esse pagamento são apenas duas, sendo possível pagar em parcela única ou em 3 parcelas.


Boleto IPVA 2020 RJ

O Boleto IPVA 2020 RJ deve ser impresso e pago todos os anos, e essa guia já está disponível para que você realize o pagamento e fique em dia com a cobrança deste imposto.

O Boleto IPVA RJ com o código de barras está disponível para impressão no site do Bradesco. Acesse o mesmo e realize o pagamento dentro do prazo de vencimento, para que você não tenha maiores problemas.


Licenciamento RJ 2020

Se você é proprietário de um veículo automotor sabe que todos os anos existem cobranças de caráter obrigatório que devem ser feitas. Entre elas está o Licenciamento RJ 2020, taxa essa que regulariza o seu veículo, para que o mesmo possa circular pelas rodovias de forma legal.

Se o condutor não realizar o pagamento do Licenciamento ele não receberá o CLRV, que é o Certificado que permite o seu veículo circular pelo trânsito e comprova a situação do pagamento dos impostos.


DPVAT RJ 2020

Mas, além do IPVA e Licenciamento, o condutor do veículo também deve ter pago o Seguro DPVAT RJ, o qual assegura vítimas de acidentes de trânsito.

Sendo assim, antes de adquirir um veículo é importante que você esteja ciente de todas as obrigações que deve cumprir, entre elas o pagamento destes impostos.

O DPVAT RJ 2020 é importante para assegurar você, os pedestres e passageiros. Pois, através do mesmo é possível receber um valor determinado em indenizações.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *